Antes de responder que fim levou o Trem Bala, nosso tema de hoje, eu quero convidar vocês para um coquetel. Justamente o coquetel de inauguração do trem Bala. Só espero que vocês não sejam claustrofóbicos, não tenham medo de multidão, pois este coquetel já tem confirmadas, até agora, as presenças de 183 mil 421 pessoas. Quer dizer, nem vai ser um coquetel, né? Vai ser uma grande festa! A grande festa de inauguração do Trem Bala. A convocação para esta festa foi feita pela internet, pelo face book, eu fui convidada pela nossa ouvinte Esmeralda Jones, alo Esmeralda, e vejam só quantas pessoas confirmaram a presença! Na verdade, a iniciativa foi uma forma bem humorada de protestar contra os projetos faraônicos do Governo nunca realizados.
Ideia de dois jovens, o Felipe Martins, de 27 anos e o Davi Ramos de 18 anos. Eu bati um papo com os dois. O Felipe, que mora no Sul, me disse que leu muitas reportagens sobre como as obras no Brasil são inauguradas quando ainda não estão prontas e teve a ideia de fazer alguma coisa bem humorada para chamar a atenção das pessoas sobre isso. E resolveu criar um evento no facebook para uma obra que sequer tivesse sido iniciada. Felipe me disse uma coisa que é bem verdade: Sabe como é, aqui no Brasil se comemora as coisas quando são anunciadas, não quando de fato são entregues. Aí eu conversei também com o Davi Ramos, que ajudou o Felipe a criar o evento. E o Davi me disse que o interesse das pessoas foi tanto, que a piada deixou de ser piada e virou um protesto real. No dia 12 de junho, dia da estreia da Copa do Mundo, vai ter mesmo um Coquetel de Inauguração do Trem Bala em São Paulo. No mundo real. Vai ser na Av. Paulista, às 14h, ali no Masp, o Museu de Arte de SP, que já tem uma área chamada de Protest Center, centro dos protestos, e os organizadores prometem até open bar, ou seja bebida de graça para o povo. 1.739 pessoas já confirmaram a presença.
Então nós temos uma novidade, que é dois caras que não são políticos, não são advogados, não tem papel para representar ninguém, que, de repente, têm uma ideia e conseguem alertar nada menos que 200 mil pessoas de que os impostos que elas pagam estão perigando ser usados para um projeto que, falai serio, luqemini serius, para falar com mais pompa em latim, vai gastar um dinheirão que a maioria acredita que poderia ser melhor usado em outras coisas. Eu fiz o cálculo e já já vou revelar para vocês.
Por isso querido, esquece a festa e chora. A realidade do trem é triste mesmo. Eu lembrei deste assunto não foi à toa. Lembrei porque a presidente Dilma Roussef, quando era ministra da Casa Civil prometeu com grande alarde em todos os jornais e TVS que ele seria inaugurado para a Copa do Mundo que vai estrear agora na semana que vem. Não, não, não. O cronograma de atrasos e reavaliações de custo deste trem é de assustar.
Ele foi anunciado pela primeira vez em 2006, para ir do Rio a São Paulo em uma velocidade de 340 km por hora, fazendo, portanto, o percurso em 80 minutos. Custaria R$ 18 bilhões e seria totalmente feito pela iniciativa privada, convocada através de concorrência por licitação. Ficaria pronto, como eu disse, ou melhor a Dilma prometeu, em 2014. Tudo deu errado, erradíssimo. Em 2008 o Tribunal de Contas contestou a planilha de um consórcio italiano que estimava que o trem teria 32 milhões de passageiros por ano e aí praticamente estatizaram o trem. Ou seja, começaram a meter a mão no nosso bolso. Em 2009, começou-se a falar na criação de uma empresa estatal para a obra. E a estimativa de custo já subiu para R$ 35 bilhões, com o velho e bom BNDES devendo entrar com R$ 20 bilhões. Em 2010 o governo ofereceu isenção de impostos ICMS, PIS/Pasep e Cofins aos interessados (mais ou menos uns R$ 500 milhões) e mesmo assim só uma empresa apareceu, a Alstom, investigada por fraudes no Metrô de São Paulo e o leilão foi suspenso. O segundo leilão, por que no primeiro não tinha aparecido nenhuma. Sabem por quê? Por que este custo da obra , mesmo tendo dobrado desde a primeira estimativa está subestimado. A revista Veja publicou, em 2009, uma pesquisa, feita pelas empresas Sinergia e a Halcrow, que calcularam o custo em mais de R$ 60 bilhões, principalmente por causa da tecnologia necessária para escavar túneis capazes de suportar a pressão da velocidade do trem, os tais 340 km por hora.
Boechat não gosta de conta, mas eu gosto e todo mundo vive fazendo conta, cada vez mais, o dinheiro está ficando cada vez mais curto, ainda mais com a Copa. Então vamos lá, pra gente ver que o Trem Bala tem muito a ver com a nossa vida. Sabe o que dá pra fazer com os R$ 35 bilhões que o governo quer que sejam gastos nesse projeto? Dá pra fazer mais de meio milhão de casas populares. Exatamente 555 mil 555 casas do projeto Minha casa Minha vida, tipo de 2 quartos, sala, cozinha e área de serviço. É, eu sou chata e fui pesquisar lá na Caixa Econômica e o preço dessa casa é R$ 63 mil então dividindo R$ 35 bilhões por R$63 mil dá isso dá para fazer 555 mil 555 casas. Também dá para fazer 17.500 prédios, tá prestando atenção de R$ 2 milhões de reais iguais àqueles que foram demolidos lá em Niterói e que serviriam às famílias desabrigadas das enchentes no Morro do Bumba.
Então a brincadeira do Felipe e do Davi não atraiu 183 mil pessoas à toa. Essas pessoas se tocaram que o convite ao coquetel de inauguração do trem bala era uma lembrança necessária a um a assunto que está rolando aí no esquecimento do noticiário, mas que prossegue firme na intenção dos poderosos de gastar nosso dinheirinho. Tenho que falar do outro lado, não tenho? Obrigação de jornalista, ouvir o outro lado. Procurei a empresa, EPL, Empresa de Planejamento e Logística, ligada ao Ministério dos Transportes. A nota que eles me enviaram não contestou nada do que eu disse até agora. Informou que a nova previsão para o trem é 2020, falai serio, loquimini serius. Eles acrescentaram Boechat, que o TAV, que é a sigla para Trem de Alta Velocidade, que é como eles chamam o Trem Bala, significará um grande salto na qualidade do serviço de transporte de passageiros e que a previsão é de 42 milhões de pessoas vão usar o transporte a cada ano.
Enfim é isso. O governo prossegue com o projeto. E nós de Lady Kate. Eu tô pagando...
Fica o meu agradecimento ao Vinícius Melo nosso estagiário da Unisuam sempre nos acompanhando nas apurações e na operação das páginas do facebook Fala com a gente durante a semana. Dá aí sugestões do que você quer que a gente pesquise. É só entrar em colunaquefimlevou.blogspot.com.br
Para encerrar, vamos ficar com a música sensacional do Raul Seixas, Trem das Sete, boa para uma reflexão sobre o tema!
Então nós temos uma novidade, que é dois caras que não são políticos, não são advogados, não tem papel para representar ninguém, que, de repente, têm uma ideia e conseguem alertar nada menos que 200 mil pessoas de que os impostos que elas pagam estão perigando ser usados para um projeto que, falai serio, luqemini serius, para falar com mais pompa em latim, vai gastar um dinheirão que a maioria acredita que poderia ser melhor usado em outras coisas. Eu fiz o cálculo e já já vou revelar para vocês.
Por isso querido, esquece a festa e chora. A realidade do trem é triste mesmo. Eu lembrei deste assunto não foi à toa. Lembrei porque a presidente Dilma Roussef, quando era ministra da Casa Civil prometeu com grande alarde em todos os jornais e TVS que ele seria inaugurado para a Copa do Mundo que vai estrear agora na semana que vem. Não, não, não. O cronograma de atrasos e reavaliações de custo deste trem é de assustar.
Ele foi anunciado pela primeira vez em 2006, para ir do Rio a São Paulo em uma velocidade de 340 km por hora, fazendo, portanto, o percurso em 80 minutos. Custaria R$ 18 bilhões e seria totalmente feito pela iniciativa privada, convocada através de concorrência por licitação. Ficaria pronto, como eu disse, ou melhor a Dilma prometeu, em 2014. Tudo deu errado, erradíssimo. Em 2008 o Tribunal de Contas contestou a planilha de um consórcio italiano que estimava que o trem teria 32 milhões de passageiros por ano e aí praticamente estatizaram o trem. Ou seja, começaram a meter a mão no nosso bolso. Em 2009, começou-se a falar na criação de uma empresa estatal para a obra. E a estimativa de custo já subiu para R$ 35 bilhões, com o velho e bom BNDES devendo entrar com R$ 20 bilhões. Em 2010 o governo ofereceu isenção de impostos ICMS, PIS/Pasep e Cofins aos interessados (mais ou menos uns R$ 500 milhões) e mesmo assim só uma empresa apareceu, a Alstom, investigada por fraudes no Metrô de São Paulo e o leilão foi suspenso. O segundo leilão, por que no primeiro não tinha aparecido nenhuma. Sabem por quê? Por que este custo da obra , mesmo tendo dobrado desde a primeira estimativa está subestimado. A revista Veja publicou, em 2009, uma pesquisa, feita pelas empresas Sinergia e a Halcrow, que calcularam o custo em mais de R$ 60 bilhões, principalmente por causa da tecnologia necessária para escavar túneis capazes de suportar a pressão da velocidade do trem, os tais 340 km por hora.
Boechat não gosta de conta, mas eu gosto e todo mundo vive fazendo conta, cada vez mais, o dinheiro está ficando cada vez mais curto, ainda mais com a Copa. Então vamos lá, pra gente ver que o Trem Bala tem muito a ver com a nossa vida. Sabe o que dá pra fazer com os R$ 35 bilhões que o governo quer que sejam gastos nesse projeto? Dá pra fazer mais de meio milhão de casas populares. Exatamente 555 mil 555 casas do projeto Minha casa Minha vida, tipo de 2 quartos, sala, cozinha e área de serviço. É, eu sou chata e fui pesquisar lá na Caixa Econômica e o preço dessa casa é R$ 63 mil então dividindo R$ 35 bilhões por R$63 mil dá isso dá para fazer 555 mil 555 casas. Também dá para fazer 17.500 prédios, tá prestando atenção de R$ 2 milhões de reais iguais àqueles que foram demolidos lá em Niterói e que serviriam às famílias desabrigadas das enchentes no Morro do Bumba.
Então a brincadeira do Felipe e do Davi não atraiu 183 mil pessoas à toa. Essas pessoas se tocaram que o convite ao coquetel de inauguração do trem bala era uma lembrança necessária a um a assunto que está rolando aí no esquecimento do noticiário, mas que prossegue firme na intenção dos poderosos de gastar nosso dinheirinho. Tenho que falar do outro lado, não tenho? Obrigação de jornalista, ouvir o outro lado. Procurei a empresa, EPL, Empresa de Planejamento e Logística, ligada ao Ministério dos Transportes. A nota que eles me enviaram não contestou nada do que eu disse até agora. Informou que a nova previsão para o trem é 2020, falai serio, loquimini serius. Eles acrescentaram Boechat, que o TAV, que é a sigla para Trem de Alta Velocidade, que é como eles chamam o Trem Bala, significará um grande salto na qualidade do serviço de transporte de passageiros e que a previsão é de 42 milhões de pessoas vão usar o transporte a cada ano.
Enfim é isso. O governo prossegue com o projeto. E nós de Lady Kate. Eu tô pagando...
Fica o meu agradecimento ao Vinícius Melo nosso estagiário da Unisuam sempre nos acompanhando nas apurações e na operação das páginas do facebook Fala com a gente durante a semana. Dá aí sugestões do que você quer que a gente pesquise. É só entrar em colunaquefimlevou.blogspot.com.br
Para encerrar, vamos ficar com a música sensacional do Raul Seixas, Trem das Sete, boa para uma reflexão sobre o tema!
Wynn Resorts Casino in Las Vegas - Mapyro
ResponderExcluirWynn Las Vegas 거제 출장안마 is a casino hotel in Las Vegas, 경산 출장안마 Nevada, 문경 출장마사지 United States of America. The property is situated 서귀포 출장안마 in 서귀포 출장마사지 the heart of Wynn Las Vegas,